O Campeonato Paulista A1 de 2019 foi uma temporada emocionante para os amantes do futebol. Ao todo, 16 times disputaram o torneio ao longo de aproximadamente três meses. Como é de praxe em qualquer campeonato que se preze, o Paulista A1 de 2019 nos presenteou com muitos jogos emocionantes e reviravoltas surpreendentes.

O primeiro turno começou com favoritismos bem definidos entre alguns times, no entanto, as surpresas começaram a aparecer rapidamente. O Guarani, por exemplo, surpreendeu ao vencer o Corinthians por 1 a 0, jogando o Timão para o segundo lugar do grupo C, atrás do Ferroviário. A Inter de Limeira também mostrou força ao vencer o Palmeiras por 1 x 0, na segunda rodada do campeonato.

Na fase decisiva, as equipes brigaram por uma vaga nas quartas de final. Nessa etapa, o São Paulo passou, com certa facilidade, pelo Ituano, por 2 a 1, de virada, e chegou às semifinais. Na outra chave, o Palmeiras foi eliminado pelo rival Santos, em uma partida emocionante que terminou em 2 a 1 para o Peixe. Corinthians e Ferroviária se enfrentaram em um jogo bem disputado que acabou empatado em 1 a 1 no tempo normal. Na cobrança de pênaltis, os corintianos levaram a melhor - placar de 4 a 3. Já o Red Bull Brasil surpreendeu ao eliminar o Bragantino com um placar confortável de 3 x 1.

Nas semifinais, tivemos mais alguns jogos emocionantes. Os favoritos, Corinthians e São Paulo caíram para Red Bull Brasil e Santos, respectivamente. O Red Bull Brasil venceu o Corinthians por 2 x 1, enquanto o Santos passou pelo São Paulo com um empate por 0 a 0 e a vitória nas penalidades por 3 a 2.

Na grande final, o Red Bull Brasil venceu o Santos por 2 a 1, levando o troféu do Paulista A1 de 2019 para casa. O resultado surpreendeu muitos, já que o time de Campinas havia perdido o primeiro jogo da final por 2 a 0. Mas, no jogo decisivo, o time se superou e conseguiu virar o jogo com gols de Jobson e Ytalo. O Santos ainda diminuiu com Derlis González, mas não conseguiu empatar.

Em suma, o Paulista A1 de 2019 foi repleto de surpresas. O Red Bull Brasil, que nunca havia conquistado o campeonato, mostrou força e superação ao vencer times tradicionais como Corinthians, São Paulo e Santos. O futebol brasileiro provou, mais uma vez, que é capaz de surpreender a qualquer momento e em qualquer lugar.